Candidatura

Caros amigos,

Depois de várias análises, resolvi concorrer a uma cadeira na Academia Maranhense de Letras: a cadeira de número 16. Essa cadeira, antes de Neiva Moreira, foi ocupada pelo professor, jornalista, escritor Paulo Augusto Nascimento Moraes. Meu pai. Daí, a decisão de concorrer. Quero dar continuidade a esse trabalho iniciado pela família – valorizar a educação!

Sou professor há mais de 30 anos, aqui na cidade de São Luís, onde nasci em 7 de junho de 1961.Toda a minha vida profissional, até agora,dedicada à educação – estudar e espalhar os conhecimentos da língua portuguesa.

Um profissional comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento mas também, acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos. Observando a educação de hoje, percebo a necessidade urgente de continuar a minha caminhada educacional.

Essas palavras têm o intuito de chamar a sua atenção para ver a fundamental importância que o professor exerce numa nação. Profissão que forma grandes profissionais (engenheiros, médicos etc.). Enfim, grandes sociedades. E, ao contrário disso, também contribui para a deformação de muitas. A função do professor consciente é de resgatar e perceber sua importância na sociedade que está inserido. Desta forma, estará exercendo o verdadeiro papel na prevenção social tão desejada, contra futuros profissionais inconscientes de suas funções. Educar as crianças é o mesmo que prevenir grandes desordens do futuro. Não há outro caminho a ser seguido. Ser professor é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro aos seus olhos, para que assim se possa crescer. E ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor.

Com essa visão, quero levar minha experiência profissional para a Academia Maranhense de Letras. Quero contribuir para o fortalecimento da Instituição. E, a partir daí, mostrar às pessoas – aquelas tão distantes! – a importância de uma Academia de Letras em uma sociedade.

Um abraço,

PAULO DE TARSO RIBEIRO SILVA MORAES
Professor e consultor de língua portuguesa

  1. Rosemary Abreu

    Parabéns prof. Pautar pela carreira profissional e pelo sucesso ao longo de sua vida como educador. Saudações de sua aluna do esgma Rosemary Abreu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s